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Dúvidas de empreendedor #1 - Objetivos, metas, planejamento estratégico e analise SWOT

Atualizado: 14 de set. de 2019



Não existe uma receita 100% eficaz na gestão de empresas, tudo pode variar de acordo com os objetivos do seu negócio, mas se você quer sanar as maiores dúvidas sobre ferramentas que podem e irão te ajudar nesse trabalho, continue lendo, e entenda de uma vez por todas o que é objetivos, metas, planejamento estratégico e a famosa análise SWOT. 



Existe diferença entre metas e objetivos?

Pode parecer que não existe diferença entre eles, mas existe sim!

Quando falamos em objetivo, na sua maioria são de médio a longo prazo, por exemplo, triplicar o faturamento da empresa em 5 anos. Já a meta, é aquilo que você deve fazer para alcançar o objetivo, por exemplo, lançar 1 produto novo por ano, aumentar 10% dos clientes ativos em 6 meses, entre outros. 


Tanto metas, como objetivos devem ter prazos definidos e precisam ser mensuráveis, assim você saberá o que está faltando e o que pode ser melhorado.


Preciso de um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que auxilia o administrador da empresa a longo prazo, o seu objetivo é traçar a direção que a empresa deve seguir.


Você pode implementar o planejamento estratégico a qualquer momento, mas o ideal, é inicia-lo junto com o negócio ou no lançamento de um novo produto, assim você tem clareza sobre o que está oferecendo para o cliente, sabe a sua missão, visão, objetivos, metas e planos de ação.


Quantas vezes por semana você tira um tempo para fazer um planejamento? Se a resposta for “muitas vezes”, você está de parabéns. Normalmente estamos apagando incêndios, sempre sem tempo e o nosso dia é uma correria interminável, fazemos tudo na hora, sem parar para planejar o amanhã.


Se você se enxergou no exemplo anterior, tá na hora de parar e fazer um planejamento estratégico para sua empresa e carreira. 


Quer aprender como? Comenta aqui: “Eu preciso de um planejamento estratégico” e iremos ensina-lo a fazer em breve.


Análise SWOT: Entenda como funciona.

Foi criada por Albert Humpherey na Universidade de Stanford, o seu objetivo é prever e entender falhas do Planejamento estratégico. 


SWOT é uma sigla para Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, traduzido para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, fazendo esse tipo de análise você observa o ambiente que sua empresa está inserida, avaliando variáveis próprias e da concorrência. 


Com o SWOT você transforma fraquezas em forças e ameaças em oportunidades, basta planejar os objetivos para transforma-los. Analisando fielmente sua empresa, você obterá resultados antes nunca alcançados.


Não é necessário ter um planejamento estratégico para fazer a Analise SWOT, mas um complementa o outro. 


Lembre-se, um planejamento não pode ser rígido demais, tenha consciência que as coisas mudam, tudo deve ser mutável e se sua empresa não atingiu alguma meta ou objetivo, saiba encontrar os erros e recomece com mais experiência.


Você tem alguma outra dúvida que precisa soluciona-la de uma vez por todas? Comenta aqui qual é e iremos te ajudar com isso.  Seu amigo(a) empreendedor(a) precisa planejar o futuro da empresa? Compartilha com ele(a). 

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