Não existe uma receita 100% eficaz na gestão de empresas, tudo pode variar de acordo com os objetivos do seu negócio, mas se você quer sanar as maiores dúvidas sobre ferramentas que podem e irão te ajudar nesse trabalho, continue lendo, e entenda de uma vez por todas o que é objetivos, metas, planejamento estratégico e a famosa análise SWOT.
Existe diferença entre metas e objetivos?
Pode parecer que não existe diferença entre eles, mas existe sim!
Quando falamos em objetivo, na sua maioria são de médio a longo prazo, por exemplo, triplicar o faturamento da empresa em 5 anos. Já a meta, é aquilo que você deve fazer para alcançar o objetivo, por exemplo, lançar 1 produto novo por ano, aumentar 10% dos clientes ativos em 6 meses, entre outros.
Tanto metas, como objetivos devem ter prazos definidos e precisam ser mensuráveis, assim você saberá o que está faltando e o que pode ser melhorado.
Preciso de um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que auxilia o administrador da empresa a longo prazo, o seu objetivo é traçar a direção que a empresa deve seguir.
Você pode implementar o planejamento estratégico a qualquer momento, mas o ideal, é inicia-lo junto com o negócio ou no lançamento de um novo produto, assim você tem clareza sobre o que está oferecendo para o cliente, sabe a sua missão, visão, objetivos, metas e planos de ação.
Quantas vezes por semana você tira um tempo para fazer um planejamento? Se a resposta for “muitas vezes”, você está de parabéns. Normalmente estamos apagando incêndios, sempre sem tempo e o nosso dia é uma correria interminável, fazemos tudo na hora, sem parar para planejar o amanhã.
Se você se enxergou no exemplo anterior, tá na hora de parar e fazer um planejamento estratégico para sua empresa e carreira.
Quer aprender como? Comenta aqui: “Eu preciso de um planejamento estratégico” e iremos ensina-lo a fazer em breve.
Análise SWOT: Entenda como funciona.
Foi criada por Albert Humpherey na Universidade de Stanford, o seu objetivo é prever e entender falhas do Planejamento estratégico.
SWOT é uma sigla para Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, traduzido para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, fazendo esse tipo de análise você observa o ambiente que sua empresa está inserida, avaliando variáveis próprias e da concorrência.
Com o SWOT você transforma fraquezas em forças e ameaças em oportunidades, basta planejar os objetivos para transforma-los. Analisando fielmente sua empresa, você obterá resultados antes nunca alcançados.
Não é necessário ter um planejamento estratégico para fazer a Analise SWOT, mas um complementa o outro.
Lembre-se, um planejamento não pode ser rígido demais, tenha consciência que as coisas mudam, tudo deve ser mutável e se sua empresa não atingiu alguma meta ou objetivo, saiba encontrar os erros e recomece com mais experiência.